Nome: Árvore Inexplicável
Por: Carol Chiovatto
Ano: 2022
Idioma: Português
Edição: Suma
Sinopse:
Da autora de Porém Bruxa e Senciente nível 5, finalista do Jabuti, Árvore Inexplicável é uma fantasia urbana repleta de mistérios, aventura, amizades poderosas e romance. É um livro imperdível de uma das vozes mais talentosas da literatura fantástica nacional.
Diana está terminando o curso de história na USP e mal vê a hora de deixar para trás a rotina cansativa entre Guarulhos, a cidade onde mora, e São Paulo, onde estuda, trabalha e encontra os amigos.
Desde jovem, a universitária testemunha fenômenos peculiares que só ela enxerga: breves aparições de uma névoa colorida, próximas a determinadas árvores. Certa noite, diante do quiosque de salgados da faculdade, ela vê uma ocorrência e percebe que não foi a única a presenciar o estranho fenômeno.
Quando seus amigos mais próximos revelam segredos que jamais poderia imaginar, Diana descobre que suas visões fazem parte de um ecossistema complexo, alvo de conspirações e jogos de interesse. Agora, ela terá de lutar para proteger espécies ameaçadas ― e garantir a segurança daqueles que ama.
Comentários:
Já aviso que eu adorei! Foi meu primeiro contato com a autora e já peguei Porém Bruxa pra ler mais uma história (que sei que é bem elogiada também).
Pra quem curte, os capítulos são curtos, então a história é fluída e corre rapidinho. Algo que amei é que é uma fantasia urbana bem pé no chão. Não espere pessoas levitando ou magia pesada (não que não tenha seus momentos exuberantes, tem sim), mas é algo sutil e velado ao ponto que tornar tudo mais verdadeiro,
Algo que gosto nos livros do Stephen King é como ele te arrasta para o cenário pela familiaridade. Me pergunto se um estadunidense lê e reconhece a cidade, rua, a floresta descrita. Árvore Inexplicável me deu essa sensação. Uma fantasia urbana brasileira em toda sua essência.
Me identifiquei com a Diana, personagem principal, ao menos na parte acadêmica. Ri alto com ela calculando o tempo que ia ganhar de sono se não lavasse o cabelo ao chegar exausta. A autora não se intimidou com a pandemia e trouxe ela para sua obra, então no cenário temos descobertas, perseguições e uma atualidade que foi trabalhada com tato e atenção, além de representatividade e migalhas de romances (AEEE).
Eu adorei a narrativa, você só vai e quando vê já avançou varias páginas. A edição da Editora Suma é maravilhosa, maleável, gostosa de pegar e manusear (e como o brilho do título encaixa com a história é lindo demais, só lendo pra entender).
Eu gostaria de ter visto mais ação, mas é porque eu adoro uma confusão. Achei o desfecho um pouco fácil pro peso dos “vilões” que foi incialmente dado. Tirando isso, o carinho e cuidado da autora com a obra é notável do começo às notas finais, inclusive queria uma continuação alguns anos depois pra saber se uns planos deram certo. Esse universo é bom demais.
Como eu já comentei, a fantasia é mais sutil e por isso realista, a história é elaborada em seu realismo, faz a gente olha pra uma árvore e pensar “mas e se…”
E é isso, super recomendo.
-
Becca9
-
User Ratings (0 Votes)
0