Depois da Trilogia A Guerra da Papoula e da obra Babel, teremos o livro Yellowface traduzido para o português em 2024.
Sinopse:
Mentiras inofensivas. Humor sombrio. Consequências mortais… A sensação best-seller Juniper Song não é quem ela diz ser, ela não escreveu o livro que afirma ter escrito e certamente não é asiática-americana – neste romance arrepiante e hilariante de R.F. Kuang.
As autoras June Hayward e Athena Liu deveriam ser estrelas gêmeas em ascensão. Mas Athena é uma queridinha literária. June Hayward não é literariamente ninguém. Quem quer histórias sobre garotas brancas básicas, pensa June.
Assim, quando June testemunha a morte de Athena num estranho acidente, ela age por impulso: rouba a obra-prima recém-terminada de Athena, um romance experimental sobre as contribuições desconhecidas dos trabalhadores chineses durante a Primeira Guerra Mundial.
E daí se June edita o romance de Athena e o envia para seu agente como seu próprio trabalho? E daí se ela permitir que seu novo editor a rebatize como Juniper Song – completa com uma foto de autor ambiguamente étnica? Este pedaço de história não merece ser contado, seja quem for? É isso que June afirma, e a lista dos mais vendidos do New York Times parece concordar.
Mas June não consegue escapar da sombra de Athena, e as evidências emergentes ameaçam derrubar o sucesso (roubado) de June. Enquanto June corre para proteger seu segredo, ela descobre exatamente até onde irá para manter o que acha que merece.
Com sua voz em primeira pessoa totalmente envolvente, Yellowface lida com questões de diversidade, racismo e apropriação cultural, bem como com a terrível alienação das mídias sociais. O romance de R. F. Kuang é atual, afiado e deve ser lido.
Livros de R.F Kuang já traduzidos:
A Guerra da Papoula: https://amzn.to/3Hkh8eS
A república do Dragão: https://amzn.to/3O1jKCa
A deus em chamas: https://amzn.to/3HCRpid
Babel: https://amzn.to/41XK9GQ