Nome: A garota de neve
Por: Javier Castillo
Ano: 2024
Tradução: Alberto Almeida
Editora Suma
Sinopse:
O autor best-seller Javier Castillo mistura a ação e o suspense dos romances policiais modernos com a tensão e a intensidade dos thrillers psicológicos. A garota de neve foi o romance mais lido durante o lockdown de 2020 na Espanha e, em 2023, foi adaptado para a minissérie A Garota da Fita, da Netflix.
Uma menina de três anos desaparece no meio da multidão que assiste ao desfile de Ação de Graças da Macy’s, em Nova York. Seus pais, Aaron e Grace Templeton, chamam imediatamente a polícia, mas a frenética busca que se inicia logo se mostra infrutífera: não hásinal do que possa ter acontecido com Kiera Templeton.
Miren Triggs, uma estudante de jornalismo da Universidade de Columbia, se interessa pelo caso e inicia uma investigação paralela com a ajuda de seu professor e editor-chefe do Wall Street Daily , Jim Schmoer. Aos poucos, o mistério em torno do desparecimento de Kiera vira uma obsessão para Miren, que tem de encarar traumas de seu passado enquanto segue buscando por mais pistas.
Incrivelmente bem construído, A garota de neve conduz o leitor por uma montanha-russa de emoções. Alternando entre a voz de diversos narradores, Javier Castillo apresenta uma trama mais assustadora e complexa do que, a princípio, se imaginaria.
Comentários:
A trama é simples e vista em muitas outras obras, infelizmente o autor decide usa um estupro como trauma da Miren Triggs para criar uma conexão da jornalista com o caso do desaparecimento da Kiera, o que é mais batido ainda, mas tirando esse ponto, gostei bastante da escrita do Javier Castillo. Os pequenos textos no início do capítulo foram legais também e ao longo da narrativa sempre tinha uma frase ou sentimento que me puxava pra história.
O livro é narrado em momentos diferentes, um ano antes da pequena Kiera Templeton sumir, época que ela sumiu, 5 anos depois, 12 anos depois, e os acontecimentos de cada período não são ditos de forma linear com desfecho, são fragmentos que pouco a pouco moldam a história e a narrativa fluída permitiu que os encaixes fossem acontecendo naturalmente, não só sem sem confundir, mas sem parecer que a história está empacada por ter voltado ao passado.
Eu só achei que o final foi um pouco sem “final”. Por vários trechos, até um pouco repetitivos, vemos o sofrimento e o luto absurdo em que os pais da menina caíram, e no final só tem aquilo lá (que não darei spoilers), mas fica o sentimento frustante que eu queria algo mais além de poucas linhas e uma porta fechada.
Sobre Miren, eu gostei muio dela e daquele lado sombrio que ela carrega que só tem nós como testemunhas oculares.
Esse não é um thriller que te faz tentar desvendar e descobrir quem é o culpado, aqui após um tempo começamos a ver a trama também do ponto de vista de quem pegou a menina e é mais um estudo de personagem, motivações e egoísmos, como eu adoro aquele olhar mais intrínseco dos personagens foi um ponto que gostei bastante, restou acompanhar pra ver como tudo ia chegar ao desfecho.
O livro acaba com um GANCHO para o próximo livro e já vi que temos ainda mais 2 livros da Miren Triggs acompanhada de seu antigo professor Jim Schmoer investigando casos, o caso do livro 2 é citado no primeiro, então estou curiosa para ver a continuação. Recomendo.
Quanto a edição física: livro maleável e agradável de manusear, folhas amareladas e de leitura fácil. Edição ótima.
Onde encontrar: https://amzn.to/3FrRJ5a
Sobre a minissérie da Netflix, vi que a primeira temporada aborda o livro 1 e a segunda temporada o livro 2, então tem que assistir com cautela caso não queira spoilers. A série é espanhola e adaptada (como a Miren ser Miren Rojo na minissérie), e muitos contextos do livro foram modificados, ficando a assência, mas com buracos (não superei o personagem lixo que morreu ao invés do original mais lixo do livro por exemplo, desnecessário a mudança). No geral acho que vale a pena conferir.
-
Becca9
-
User Ratings (0 Votes)
0