Nome: A ordem do tempo
Por: Carlo Rovelli
Ano: 2018
Tradução: Silvana Cobucci
Editora Objetiva
Sinopse:
Escrito com o mesmo tom poético do best-seller Sete breves lições de física, A ordem do tempo apresenta uma nova interpretação dos mistérios do tempo de forma profundamente inteligente e rica. Por que nos lembramos do passado e não do futuro? O que significa o “fluxo” do tempo? Nós existimos no tempo ou o tempo existe dentro de nós? Numa prosa lírica e acessível, o autor de A realidade não é o que parece nos convida a considerar tais questões. Todos experimentamos o tempo, mas, quanto mais os cientistas aprendem sobre ele, mais misterioso ele permanece.
Pensamos nele como uniforme e universal, movendo-se continuamente do passado para o futuro, medido por relógios. Carlo Rovelli rompe com essas suposições, uma a uma, revelando um universo estranho no qual, no nível mais fundamental, o tempo desaparece. Unindo ideias da filosofia, ciência e literatura, ele sugere que nossa percepção de fluxo do tempo depende da nossa perspectiva, da estrutura do nosso cérebro e das nossas emoções, mais do que do universo físico.
Nome: Buracos brancos: Dentro do horizonte
Por: Carlo Rovelli
Ano: 2024
Tradução: Silvana Cobucci
Editora Objetiva
Sinopse:
Uma obra-prima sobre o fascinante mundo dos buracos brancos. Em seu novo livro, Rovelli nos convida a experimentar a febre e a inquietação da ciência ― e a surpreendente vida de um buraco branco.
Ao contrário dos buracos negros, cuja existência já foi comprovada pela física e pelas observações astronômicas, não há evidências concretas acerca dos chamados buracos brancos. Mas segundo Carlo Rovelli, que pesquisa o tema há alguns anos, eles existem, e seriam como um buraco negro se pudéssemos filmá-lo e rodar o filme ao contrário. Neste livro, ele explica o que acontece na fronteira dessas estranhas estrelas, o horizonte, onde as noções de tempo e espaço parecem se romper.
Apesar da complexidade do tema, Carlo Rovelli consegue capturar a essência mais pura de sua ciência com precisão e lirismo. Buracos brancos , assim como outras de suas obras, é notavelmente claro em suas explicações, mas vai além: a erudição e a sensibilidade de Rovelli permitem ao leitor estabelecer uma conexão imediata com os anseios humanos e com a eterna tentativa de dar sentido ao mundo. Uma leitura imperdível.
Comentários:
Então… eu gostei bastante da escrita dos livros, é simples e fácil de navegar, entender não muito. É um conteúdo por si complexo e senti cada neurônio lutando bravamente pra entender conceitos.
Brincadeiras à parte, acho que vale a pena dar uma conferida nas teorias e ideias. É bem fácil se perder no conteúdo, mas ao mesmo tempo é muito interessante transitar pelas informações.
Onde encontrar:
A ordem do tempo: https://amzn.to/4iwzrhr
Buracos brancos: Dentro do horizonte: https://amzn.to/41PsT87
-
Becca9
-
User Ratings (0 Votes)
0